Com o objetivo de desenvolver uma sequência de aulas utilizando elementos do process de produção textual, realizamos a oficina 8 no dia 30 de julho de 2009, na Escola do Paulista/ PE.
Iniciamos a oficina com uma atividade lúdica: Brincadeira da cadeira (atividade infantil conhecida de todos).Batendo palmas, ao som de uma música os participantes vão sendo eliminados,quando a mesma é interrompida . Os dois finalistas colocarão para o grande grupo como foi vivenciada a atividade do Avançando na Prática em suas respectivas salas de aula.
Durante a exposição dos referidos finalistas, ficou evidente a necessidade de se planejar com bastante cautela, bem como ter domínio do conteúdo a ser trabalhado no Avançando.O testemunho de uma cursista foi muito significativo ao colocar para o grande grupo a experiência negativa que teve ao aplicar o Avançando na prática da pág.85 - TP 4, quando da inexistência de um planejamento.Foi horrível – disse ela.Não me preparei e o resultado só me alertou para uma prática que acontece muito em sala de aula.Professres entram em sala sem a menor preocupação em envolver os alunos e obter resultados significativos.Nada justifica esse tipo de atitude.Não pretendo agir nunca mais dessa forma. Me senti péssima. Senti na pele oresultado de não ter me preparado como deveria.Não estou aqui para florear minha prática ,as para falar a verdade – conclui.
Com relação a exposição do primeiro finalista (cursista), propomos ao mesmo que após cada produção dos alunos (individual ou coletiva) fosse realizada apresentação dos trabalhos para apreciação do grande grupo, pois este momento é fundamental para que o aluno sinta-se valorizado, nunca esquecendo da reescrita textual.
Este momento de troca de experiências entre os cursistas foi muito proveitoso e estimulante.Além de ouvirmos a exposição dos contemplados na brincadeira, outros sentiram necesidade de expor suas vivências.
Partimos para a terceira parte da oficina, onde os cursistas, agora divididos em grupos, receberam a imagem adaptada de um anúncio de jornal que retrata crianças com profissões ( pág. 220 TP 4).Após ter realizado a interpretação da imagem, cada equipe partiu para a construção de um texto persuasivo para um anuncio acompanhando a imagem. Em seguida começaram a planejar atividades para seus alunos, tendo em vista o processo de produção textual. Ao final desta etapa, foi solicitado aos cursistas que apresentassem seus planejamentos para que os demais cursistas opinassem, comentassem, avaliassem, assim como sugestionassem novos encaminhamentos.
Esta etapa foi bastante proveitosa, pois a cada apresentação feita sobre o olhar do grande grupo, novas idéias e planejamentos muito bem estruturados (planejamentos contemplando temas transversais, interdisciplinaridade, OTM, BCC) iam surgindo.A cada oficina tenho observado o crescimento individual dos cursistas, principalmente com relação ao ato de planejar e avaliar, primordial ao sucesso de qualquer atividade executada em sala.
Apesar da oficina ter apresentado resultados interessantíssimos, houve uma falha que considero séria: distribuição do tempo. Por não ter garantido o tempo adequado para a terceira parte da oficina, a mesma só pode ser concluída na aula seguinte (planejamento das atividades), o que me deixou bastante inquieta, pois houve uma quebra na articulação das ideias. Graças ao envolvimento e comprometimento do grupo a oficina foi retomada e concluída de maneira positiva como já relatado.
Iniciamos a oficina com uma atividade lúdica: Brincadeira da cadeira (atividade infantil conhecida de todos).Batendo palmas, ao som de uma música os participantes vão sendo eliminados,quando a mesma é interrompida . Os dois finalistas colocarão para o grande grupo como foi vivenciada a atividade do Avançando na Prática em suas respectivas salas de aula.
Durante a exposição dos referidos finalistas, ficou evidente a necessidade de se planejar com bastante cautela, bem como ter domínio do conteúdo a ser trabalhado no Avançando.O testemunho de uma cursista foi muito significativo ao colocar para o grande grupo a experiência negativa que teve ao aplicar o Avançando na prática da pág.85 - TP 4, quando da inexistência de um planejamento.Foi horrível – disse ela.Não me preparei e o resultado só me alertou para uma prática que acontece muito em sala de aula.Professres entram em sala sem a menor preocupação em envolver os alunos e obter resultados significativos.Nada justifica esse tipo de atitude.Não pretendo agir nunca mais dessa forma. Me senti péssima. Senti na pele oresultado de não ter me preparado como deveria.Não estou aqui para florear minha prática ,as para falar a verdade – conclui.
Com relação a exposição do primeiro finalista (cursista), propomos ao mesmo que após cada produção dos alunos (individual ou coletiva) fosse realizada apresentação dos trabalhos para apreciação do grande grupo, pois este momento é fundamental para que o aluno sinta-se valorizado, nunca esquecendo da reescrita textual.
Este momento de troca de experiências entre os cursistas foi muito proveitoso e estimulante.Além de ouvirmos a exposição dos contemplados na brincadeira, outros sentiram necesidade de expor suas vivências.
Partimos para a terceira parte da oficina, onde os cursistas, agora divididos em grupos, receberam a imagem adaptada de um anúncio de jornal que retrata crianças com profissões ( pág. 220 TP 4).Após ter realizado a interpretação da imagem, cada equipe partiu para a construção de um texto persuasivo para um anuncio acompanhando a imagem. Em seguida começaram a planejar atividades para seus alunos, tendo em vista o processo de produção textual. Ao final desta etapa, foi solicitado aos cursistas que apresentassem seus planejamentos para que os demais cursistas opinassem, comentassem, avaliassem, assim como sugestionassem novos encaminhamentos.
Esta etapa foi bastante proveitosa, pois a cada apresentação feita sobre o olhar do grande grupo, novas idéias e planejamentos muito bem estruturados (planejamentos contemplando temas transversais, interdisciplinaridade, OTM, BCC) iam surgindo.A cada oficina tenho observado o crescimento individual dos cursistas, principalmente com relação ao ato de planejar e avaliar, primordial ao sucesso de qualquer atividade executada em sala.
Apesar da oficina ter apresentado resultados interessantíssimos, houve uma falha que considero séria: distribuição do tempo. Por não ter garantido o tempo adequado para a terceira parte da oficina, a mesma só pode ser concluída na aula seguinte (planejamento das atividades), o que me deixou bastante inquieta, pois houve uma quebra na articulação das ideias. Graças ao envolvimento e comprometimento do grupo a oficina foi retomada e concluída de maneira positiva como já relatado.
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