segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Oficina livre - 06 de agosto de 2009


Realizando pesquisa na internet encontrei um trabalho do professor José Atanásio da Rocha(www.mundocultural.com.br), que me chamou atenção.Tratava-se da análise estilística da canção “Valsinha” (Chico Buarque e Vinícius).
Resolvi desenvolver com o grupo do Gestar II – Pólo Paulista esta atividade em forma de oficina livre,realizando algumas adaptações que julguei necessárias para o desenvolvimento do trabalho.
A atividade aconteceu no dia 6 agosto de 2009.Iniciamos com a audição da música “Valsinha” de Vinícius de Moraes e Chico Buarque dedicada a um movimento social dos anos 70 denominado Hippie, que pregava a liberdade de ação do indivíduo.
Após a audição da música, a turma foi dividida em cinco grupos com aproximadamente cinco componentes. Cada equipe recebeu uma ficha (Anexo) contendo questionamntos para a realização da Análise Estilística da canção (memória discursiva;estrutura textual;instância lexical;metáforas; rima).
Os cursistas deveriam encaminhar suas respostas abordando: a alusão que Chico faz ao movimento Hippie, que é figurada na performance de um casal que “um dia”, muda a sua condulta e toma outro rumo na vida. A homenagem a esse evento de vanguarda retrata metafonicamente o lirismo vivido por seus integrantes como artifício para fugir da censura políica;Reconhecer a estrutura do texto como sendo um poema apesar de possuir a narrativa, o que faz dela um mini conto.Apresenta o foco narrativo na 3ª pessoa, onde o narrador vê tudo à distância e conduz o fato sem inerferir na história ( narrador oniscente);Mencionar palavras mais próximas( despertou ... iluminou,ternura ... graça...) e distantes ( chegou ...foram,maldisse... paz...) semanticamente ;identificar alguns elementos metaforizados na canção ( só num canto... abandonado);As rimas parecem ser simples, tendo a presença dos verbos terminados em AR na primeira estrofe de cada verso.A segunda estrofe não apresenta a mesma simetria da primeira, variando a terminação sem preocupação com a rima.
Para finalizar a execução da atividade proposta lançamos ao grande grupo todas as respostas, através de apresentações sucintas, atentando para disussões plausíveis no tema em questão.
Durante as apresentações ficou registrada a discordância de alguns grupos com relação a existência ou não de metáforas no texto.Foi solicitado aos grupos que justificassem com clareza e através de instrumento escrito, tal discordância.
A oficina aconteceu num clima de tranquilidade com demonstração de domínio do conteúdo abordado (cursista) e com adequação ao tempo destinado.

1 comentário:

  1. Anjo... sua oficina livre foi simplesmente maravilhosa!! Tenho certeza que esse trabalho esclareceu muitas dúvidas em relação a estilos de fala. Ouço depoimentos de cursistas que fazem parte de seu grupo e fico encantada com os relatos. Acho que isto explica seu comprometimento com a educação. PARABÉNS! Bjos Paloma

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