terça-feira, 8 de dezembro de 2009

OFICINA 12 – TP6 /UNIDADE 24- (3 de dezembro de 2009)


Planejamos este último encontro para ser o nosso momento de avaliação e exposição, através de um Seminário Avaliativo.
Nesse momento os cursistas deixaram expostos alguns trabalhos desenvolvidos pelos alunos, para apreciação de todos e oralmente, utilizando os recursos que desejassem, fariam a exposição de um Avançando na Prática, enquanto experiência exitosa (10min. para cada cursista), uma vez que, durante todo o curso foram expostas as dificuldades encontradas, bem como sugeridas pelo grande grupo, mudanças no planejamento e metodologia, visando o sucesso durante a aplicação das diferentes atividades selecionadas pelo Programa Gestar II.
Sendo assim, seguiram-se as apresentações com seus relatos envolventes de persistência em acreditar no novo e implantá-lo em sala, enquanto proposta de mudança.Ficou claro que cursistas e alunos tiveram a oportunidade de entrar em contato com obras variadas e formas de explorá-las significativamente e que o sucesso se deu devido ao envolvimento de todos que acreditaram na proposta.
Após as apresentações os cursistas foram parabenizados pela formadora e enfatizado pela mesma a importância da presença de todos na 1ª MOSTRA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO GESTAR II, que acontecerá no dia 10 /12/09 na GRE Metropolitana Norte (Recife/PE), onde serão apresentados dois Projetos (poderiam ser inscritos até três por formador) representando o Pólo de Paulista (manhã): LEITURA COM REFLEXÃO ÉTNICO-RACIAL (Cursista: Queite Diniz dos Santos) e BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR (Cursista: Maria da Soledade Azevedo da Silva), além d apreciação dos demais.

Em seguida foi apreciado por todos a leitura do texto: ”Banquete” do Padre Fábio de Melo e realizada uma breve reflexão.Agora, bem à vontade, os cursistas externaram suas opiniões e emoções, além da exposição crítica sobre todo o processo vivenciado durante os oito meses do Programa.

Para concluir este momento, assistimos a um vídeo :” Quase” , que sugere uma reflexão sobre quem somos, o que fazemos e o que realmente queremos de nossas vidas.A emoção tomou conta de todos. Lágrimas e abraços preencheram todo o espaço.Momento bastante significativo de despedidas e de futuros reencontros.

Finalizamos o encontro agradecendo em nome de todos àqueles: que idealizaram o Programa;Secretaria de Educação e Cultura do Estado de Pernambuco;Equipe Gestora da GRE Metropolitana Norte, seus respectivos técnicos e Coordenador do Programa na Regional;Gestores das Escolas Pólos;Grupo de Formadores.
.

Sem comentários:

Enviar um comentário