Iniciamos a oficina 5 (3ª oficina) com a música: Perfeição – Legião Urbana (composição: Renato Russo) propiciando aos cursistas oportunidade de reflexão atavés de um texto poético.
Após a reflexão do texto, foi oferecido aos cursista um momento para expor suas opiniões e principalmente,seus avanços e suas dificuldades quanto a aplicação dos conteúdos em sala de aula.
Observando que a exposição deteve-se a uma meia dúzia de colocações, parti para a utilização da dinâmca da bolinha de papel (são escritos questionamentos em algumas folhas de papel ofício e em seguida vai sendo construída a bolinha, superpondo-se as folhas.Está pronta a bolinha, que será repassada de um cursista para outo ao som de uma música qualquer, que quando interrompida, terá sua primeira capa retirada, contendo um questionamento que deverá ser respondido e assim sucessivamente.Assim, foi realizada uma síntese dos assuntos abordados na TP 3 (unidades 9 e 10).
Dificuldades e sugestões tratadas diante do grande grupo,passamos a elucidar questões referentes ao relato reflexivo da experiência vivenciada por cada professor na sala de aula, e que será entregue ao formador.
Como foram apresentados relatos com estruturação variadas e muitas vezes distante do objetivo proposto, se fez necessário esclarecer a abordagem de alguns aspectos fundamentais,que devem fazer partre do instrumeno citado.
Assim, foi proposto que a apresentação do relatório reflexivo ao formador pelo cursista deveria contemplar os seguintes pontos: identificação do professor, cidade, escola e data do relato; caracterização da turma;descrição didática e análise das aulas (trabalho desenvolvido e auto avaliação).
A exposição oral dos relatos das experiências vivenciadas em sala de aula foi muito proveitosa, mesmo detectando que alguns cursistas não haviam iniciado o trabalho com os alunos, segundo orientações.
As experiências relatadas levaram os professores a perceber que muitas vezes, substimam a capacidade dos alunos, passando a propor aos mesmo, atividades desconexas e distantes das suas necessidades reais. A diversidade das reações apresentadas pelos alunos em cada experiência, nos revela a amplitude a realidade de cada grupo, seus anseios e bloqueios.
Alguns professores questionaram sobre como apresentar as produções dos alunos. Mais uma vez foi esclarecido que não só os melhores trabalhos deveriam constar no seu relatório, mas sim, a demonstração clara de que houve um resgate àqueles que apresentaram dificuldades, oferecendo-lhes uma oportunidade de reescrita, após uma reestruturação de cada proposta.
As experiências relatadas ocorreram em turmas do 6º ao 9º, onde trabalhando com gêneros que circulam em nosso cotidiano, produziram textos variados (cordel,receita, classificados, poemas, anúncio, biografias...). Uma professora colocou o quanto foi portante para ela ter contato com as produções biográficas dos seus alunos (7º ano), pois até então não havia oportunizado aos mesmos a demonstração desse universo. O que lhe ofereceu vivenciar com um novo olhar as reações apresentadas por eles em certos momentos na sala.
Um ponto negativo observado, quando da aplicação do avançando na prática, foi a não utilização das atividades presentes no AAA3. Foram dadas as orientações necessárias e sugestões para a reprodução desse material, através de um planejamento adequado.
Após as orientações e compreensão do relato reflexivo, foi apresentada aos cursistas uma atividade de leitua, interpretação e produção textual. O texto condutor para esta atividade foi: A excomunhão da vítima, de Miguezim de Princesa – Cordel. Uma das diferentes manifestações do Gênero Poético, focalizando nesta atividade, tanta estrutura formal, quanto seu conteúdo informacional.
Com a leitura realizada fo feita uma reflexão informacional do texto como também uma retomada aos trabalhos e atividades relizadas nas uniddes estudadas. A turma foi dividida em equipes com o objetico de construir um cordel com base em notícias da atualidade. Para esta atividade forão utilizados os seguintes recursos: periódicos, tesoura,cola, texto reprografado, folha de ofício,piloto.
Com base na pesquisa realizada e o texto construído, as quipes apresentaram seus trabalhos para apreciação do grande grupo. Apreciação feita, forão elencados aspectos a considerar quando da aplicação da atividade com o alunado, no que se refere ao nível de maturidade lingüística dos alunos, tempo destinado para a atividade, além de um trabalho vocabular adequadamente previsto.
Foram recolhidos os Portifólios e realizadas algumas leituras dos memoriais solicitados no primeiro momento (oficinas introdutórias).Para se chegar ao momemto relatado, reconheço que as aulas e os conteúdos construídos durante os encontros foram ricos e profeveitosos (informações com base em avaliações realizadas pelos cursistas) e que a base de toda dinâmica encontra-se na troca de experiências vivenciadas por ambas as partes.Leituras realizadas, exposição e aprofundamento teórico e atividades realizadas compõe o conjunto de ações para uma revisão e melhoria da prática pedagógica.
Angélica Macêdo
(Recife/ PE)
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