quarta-feira, 10 de junho de 2009

Oficia 6-TP3 (Unidades 11 e 12) 28 de maio de 2009

O texto condutor para a realização desta oficina foi : “Recado ao Senhor 903” – Rubem Alves,com o objetivo de analisar o texto para identificar seqüências tipológicas e caracterizar as condições sócio- comunicativas de sua produção.
Os recursos utilizados para a realização da mesma, foram: CD, som, data show, texto reprografado, livro didático (TP3 – Gestar II).
Iniciamos a preparação da oficina com a leitura e reflexão do texto: “Cidadezinha qualquer” (pág. 144-TP3), de Carlos Drummond de Andrade. Após a leitura do texto, por um cursista, foi realizada a reflexão textual e em seguida a análise tipológica empregada pelo autor na sua construção textual.
Diante dos questionamentos feitos aos cursistas, quando do avançando na prática, várias colocações foram expostas , ficando registrada a inquietação com relação ao tempo (período de 15 dias de um avançando para outro), bem como a falta e apoio da Secretaria, GRE e Gestores, para a reprodução dos textos e atividades presentes no AAA3.
Feitos os questionamentos e apreciação das colocações dos cursistas,esclarecemos que as angústias e inquietações passarão quando essa dinâmica se tornar uma rotina prazerosa. Acredito que a ausência desse tipo de dinâmica em formações anteriores, veio a contribuir para a presença desses sentimentos. E que através de um planejamento estruturado as ações se tornarão parceiras do processo, fluindo normalmente, dando sempre a oportunidade a si e aos outros de reestruturação de suas produções, observando sempre a maturidade e dinâmica de cada turma.
Partimos para o segundo momento da oficina. Os cursistas receberam o texto: “Recado ao Senhor 903” e realizaram individualmente uma leitura inicial.Em seguida foi colocada a audição do texto mencionado (narração feita por Renato Aparecido Tadeu da Cunha – produzido no Estúdio e Produtora Laramara – São Paulo. Feita a identificação do Gênero (Crônica),os cursistas foram divididos em grupos, com a função de:
· Caracterizar as condições sociocomunicativas das duas produções vivenciadas ( Cidadezinha qualquer/ Recado ao Senhor 903), seguindo-se de exposição oral, feita por um representante do grupo.
· Analisar e identificar por escrito as seqüências tipológicas presentes no texto: “Recado ao senhor 903”, seguida e exposição oral.
Durante a preparação do material escrito (Tabela de Seqüência Tipológica), omiti o tipo preditivo, trabalhado durante as aulas, mas presente no texto condutor, com o objetivo de observar se os cursistas ficariam restritos às solicitações presentes na tabela ou levantariam observações com relação a referida omissão.
Quando das apresentações das quatro equipes formadas, duas fizeram referência ao tipo preditivo, presente no texto e ausente na tabela.Outra equipe questionou que não abordou o tipo preditivo, pois não havia sido solicitado .Respondi aos membros dessa equipe que em momento algum eu os impedi de ir além dos questionamentos feitos e que por ser pouco trabalhado o tipo mencionado muitas vezes passa desapercebido, mesmo tendo sua existência marcada no texto.
O trabalho desenvolvido junto aos cursistas vem sendo bastante proveitoso, onde evidencia-se claramente o envolvimento com o material e o comprometimento com a proposta do curso. O resgate dos conteúdos construídos durante os encontros do Gestar II, foi enriquecedor, quando na oficina citada, obtivemos resultados positivos: de alcance dos objetivos traçados, de envolvimento, de preparação, pesquisa e estudo.Além da exposição do esboço de alguns projetos.

Angélica Macêdo
(Recife-PE)

Sem comentários:

Enviar um comentário