“ Se é praticando que se aprende a nadar,
Se é praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando também que se aprende a ler e a escrever.
Vamos paticar para aprender
E aprender para praticar melhor.
VAMOS LER
Povo
Saúde
Matabala
Pádio
VAMOS ESCREVER”
(Paulo Freire)
OFICINAS INTRODUTÓRIAS
Aos 16 dias do mês de abril, demos início ao Gestar II para os professores lotados nas escolas sob a jurisdição da GRE Metropolitana Norte.
As oficinas introdutórias foram realizadas no período de 8 horas, em cada núcleo. A Regional dividiu os cursistas, através de uma ficha de adesão, em quatro núcleos/municípios: Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Itamaracá. As escolas escolhidas para ser Pólo, contam com uma infraestrutura adequada para este processo de formação.
Em cada Núcleo, a oficina foi iniciada com o texto reflexivo “ O grupo é assim. Em seguida a Coordenadora da GRE visitou os núcleos, deixando a cargo dos Formadores, a exposição da finalidade e funcionamento do Programa. Após a apresentação dos professores/cursista e formador, foi promovido um momento para que acontecesse a exposição das expectativas com relação ao Gestar II por parte dos mesmos.
A explanação sbre o programa aconteceu com a utilização de recursos de multimídia, onde o formador abordou com muita tranquilidade e transparência aspectos fundamenais para o bom desempenho do trabalho a ser realizado. Entre os pontos apresentados estão: O currículo do Gestar de Língua Portuguesa,objetivo geral,especificidades, competências esperadas por parte dos cursistas, organização da proposta pedagógica,acompanhamento pela Regional e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
O material (quites) foi distibuido aos cursitas para uma maior familiarização e análise, de certa forma, superficial. Com o material em mãos foi explicado todo o processo com relação as oficinas, trabalho realizado em sala com o formador e com os alunos nas escolas.
Apesar de esclarecer algumas dúvidas, muitos cursistas ainda demonstravam apreensão sobre o que estaria por vir concretamente, mas sempre demonstrando interesse em participar da formação continuada, visando a melhoria na aprendizagem, através de uma reflexão da sua prática.
No segundo momento realizamos uma atividade oral de reflexão, sobre a prática pedagógica em sala de aula nos dias atuais. Foi colocado pelos cursistas seus anseios por mudanças e o desejo antigo de poder vivenciar uma fomação continuada neste nível de estruturação, onde estratégias diferenciadas seriam aplicadas em sala, uma vez que a preocupação atual, limita-se em cumprir o prograna de cada série, sem vislumbrar as potencialidades dos alunos por meio de atividades estimulantes e integradas com sua prática social .
Terminada esta etapa,partimos para mais uma atividade em grupo, onde cada equipe recebeu um envelope, contendo vários textos,como objetivo de classificá-los da melhor maneira possível.Após esta classificação (todos classificaram como gêneros textuais)ocorreu o esclarecimento de algumas dúvidas. Em seguidafoi feita a apreciação do tema: Gêneros Textuais através da apresentação de slaides.
O grupo que participou destas oficinas que aconteceram no núcleo de Paulista(Escola do Paulista) é composto por 27 professores cursistas, que lecionam em turmas variadas do 6º ao 9º ano. Alguns com propósitos bem definidos e com discursos que deixam transparecer, pertencer a um pequeno grupo em educação,que vai sempre em busca de aprofundamento teórico, buscando solucionar e/ou avaliar problemas ligados a prática pedagógica. Outros demonstraram em suas falas uma enorme vontade de aprender para transformar. A mediação durante as colocações se fez necessário para que não existisse nenhum tipo de constrangimento ou retração daqueles que encontravam-se empolgados com a nova oportunidade de estudo.
Chegando ao momento final, tecemos considerações sobre o Projeto Pedagógico a ser desenvolvido em sala com os alunos, lembrando que o levantamento da problemática, num diagnóstico incial, será a base para a formatação do mesmo.
Com relação ao Portifólio, demos as orientações necessárias e fizemos as solicitações iniciais para a composição dos mesmos (Memoriais: vida academica e de leitura), além dos relatórios reflexivos da sua prática pedagógica em sala de aula (Avançando na Prática).
Se é praticando que se aprende a trabalhar,
É praticando também que se aprende a ler e a escrever.
Vamos paticar para aprender
E aprender para praticar melhor.
VAMOS LER
Povo
Saúde
Matabala
Pádio
VAMOS ESCREVER”
(Paulo Freire)
OFICINAS INTRODUTÓRIAS
Aos 16 dias do mês de abril, demos início ao Gestar II para os professores lotados nas escolas sob a jurisdição da GRE Metropolitana Norte.
As oficinas introdutórias foram realizadas no período de 8 horas, em cada núcleo. A Regional dividiu os cursistas, através de uma ficha de adesão, em quatro núcleos/municípios: Olinda, Paulista, Abreu e Lima e Itamaracá. As escolas escolhidas para ser Pólo, contam com uma infraestrutura adequada para este processo de formação.
Em cada Núcleo, a oficina foi iniciada com o texto reflexivo “ O grupo é assim. Em seguida a Coordenadora da GRE visitou os núcleos, deixando a cargo dos Formadores, a exposição da finalidade e funcionamento do Programa. Após a apresentação dos professores/cursista e formador, foi promovido um momento para que acontecesse a exposição das expectativas com relação ao Gestar II por parte dos mesmos.
A explanação sbre o programa aconteceu com a utilização de recursos de multimídia, onde o formador abordou com muita tranquilidade e transparência aspectos fundamenais para o bom desempenho do trabalho a ser realizado. Entre os pontos apresentados estão: O currículo do Gestar de Língua Portuguesa,objetivo geral,especificidades, competências esperadas por parte dos cursistas, organização da proposta pedagógica,acompanhamento pela Regional e Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.
O material (quites) foi distibuido aos cursitas para uma maior familiarização e análise, de certa forma, superficial. Com o material em mãos foi explicado todo o processo com relação as oficinas, trabalho realizado em sala com o formador e com os alunos nas escolas.
Apesar de esclarecer algumas dúvidas, muitos cursistas ainda demonstravam apreensão sobre o que estaria por vir concretamente, mas sempre demonstrando interesse em participar da formação continuada, visando a melhoria na aprendizagem, através de uma reflexão da sua prática.
No segundo momento realizamos uma atividade oral de reflexão, sobre a prática pedagógica em sala de aula nos dias atuais. Foi colocado pelos cursistas seus anseios por mudanças e o desejo antigo de poder vivenciar uma fomação continuada neste nível de estruturação, onde estratégias diferenciadas seriam aplicadas em sala, uma vez que a preocupação atual, limita-se em cumprir o prograna de cada série, sem vislumbrar as potencialidades dos alunos por meio de atividades estimulantes e integradas com sua prática social .
Terminada esta etapa,partimos para mais uma atividade em grupo, onde cada equipe recebeu um envelope, contendo vários textos,como objetivo de classificá-los da melhor maneira possível.Após esta classificação (todos classificaram como gêneros textuais)ocorreu o esclarecimento de algumas dúvidas. Em seguidafoi feita a apreciação do tema: Gêneros Textuais através da apresentação de slaides.
O grupo que participou destas oficinas que aconteceram no núcleo de Paulista(Escola do Paulista) é composto por 27 professores cursistas, que lecionam em turmas variadas do 6º ao 9º ano. Alguns com propósitos bem definidos e com discursos que deixam transparecer, pertencer a um pequeno grupo em educação,que vai sempre em busca de aprofundamento teórico, buscando solucionar e/ou avaliar problemas ligados a prática pedagógica. Outros demonstraram em suas falas uma enorme vontade de aprender para transformar. A mediação durante as colocações se fez necessário para que não existisse nenhum tipo de constrangimento ou retração daqueles que encontravam-se empolgados com a nova oportunidade de estudo.
Chegando ao momento final, tecemos considerações sobre o Projeto Pedagógico a ser desenvolvido em sala com os alunos, lembrando que o levantamento da problemática, num diagnóstico incial, será a base para a formatação do mesmo.
Com relação ao Portifólio, demos as orientações necessárias e fizemos as solicitações iniciais para a composição dos mesmos (Memoriais: vida academica e de leitura), além dos relatórios reflexivos da sua prática pedagógica em sala de aula (Avançando na Prática).
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