O texto que serviu de base para as discussões do grupo foi “ Variação linguística, um princípio da evolução da língua”,por Ana Lúcia de Assunção.
Após a leitura e discussão com o grande grupo, foram esclarecidas algumas dúvidas e o reforço de alguns conceitos com relação as dimensões que propiciam as variedades da língua.
Alguns cursistas relataram experiências realizadas com os alunos, colocando em pauta os acertos e os enganos.Mais uma vez foi solicitada a necessidade do relato reflexivo escrito com relação ao Avançando na Prática realizado em sala de aula.
Antes da leitura do texto condutor (Crônica: “A outra senhora”, de Carlos Drummond) indicado para esta oficina, foram apresentados aos cursistas alguns textos do autor sem a identificação do mesmo.
Os textos ampliados: Os ombros suportam o mundo; Quadrilha; Sete faces..., foram colocados no piso da sala e demos início a leitura dos mesmos.Após a identificação do autor (Carlos Drummond), bem como alguns enfoques sobre a sua tragjetória literária, ingressamos na leitura da crônica, citada anteriormente, dando continuidade ao segundo momento da oficina.
A leitura foi realizada por uma cursista que previamente recebeu o texto, sendo orientada para a realização da mesma. Neste momento foi solicitado aos presentes que se mantivessem atentos à leitura, uma vez que não receberiam o texto, naquele momento.
Os cursistas foram divididos em grupo (três componentes cada) para a realização de uma análise reflexiva do texto, tendo como base os estudos realizados anteriormente, bem como as propostas de trabalho que norteiam o tema em estudo, no material do Gestar II.
As respostas aos questionamentos feitos aos grupos (págs.: 170 e 171- TP 1) foram pertinentes e revelaram a segurança da maioria dos cursistas com relação ao tema em foco:Variantes Linguísticas. No entanto o grupo considerou grande o número de questionamentos, mesmo existindo a possibilidade de juntar duas perguntas em uma só resposta. Também consideraram o tempo destinado ao estudo do texto um pouco curto.
Para finalizar realizamos uma plenária para ser discutida a dimensão do uso da referida crônica nas séries que compõe o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), com suas diferentes abordagens, sempre levando em consideração o nível de escolaridade dos alunos.
Após a leitura e discussão com o grande grupo, foram esclarecidas algumas dúvidas e o reforço de alguns conceitos com relação as dimensões que propiciam as variedades da língua.
Alguns cursistas relataram experiências realizadas com os alunos, colocando em pauta os acertos e os enganos.Mais uma vez foi solicitada a necessidade do relato reflexivo escrito com relação ao Avançando na Prática realizado em sala de aula.
Antes da leitura do texto condutor (Crônica: “A outra senhora”, de Carlos Drummond) indicado para esta oficina, foram apresentados aos cursistas alguns textos do autor sem a identificação do mesmo.
Os textos ampliados: Os ombros suportam o mundo; Quadrilha; Sete faces..., foram colocados no piso da sala e demos início a leitura dos mesmos.Após a identificação do autor (Carlos Drummond), bem como alguns enfoques sobre a sua tragjetória literária, ingressamos na leitura da crônica, citada anteriormente, dando continuidade ao segundo momento da oficina.
A leitura foi realizada por uma cursista que previamente recebeu o texto, sendo orientada para a realização da mesma. Neste momento foi solicitado aos presentes que se mantivessem atentos à leitura, uma vez que não receberiam o texto, naquele momento.
Os cursistas foram divididos em grupo (três componentes cada) para a realização de uma análise reflexiva do texto, tendo como base os estudos realizados anteriormente, bem como as propostas de trabalho que norteiam o tema em estudo, no material do Gestar II.
As respostas aos questionamentos feitos aos grupos (págs.: 170 e 171- TP 1) foram pertinentes e revelaram a segurança da maioria dos cursistas com relação ao tema em foco:Variantes Linguísticas. No entanto o grupo considerou grande o número de questionamentos, mesmo existindo a possibilidade de juntar duas perguntas em uma só resposta. Também consideraram o tempo destinado ao estudo do texto um pouco curto.
Para finalizar realizamos uma plenária para ser discutida a dimensão do uso da referida crônica nas séries que compõe o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), com suas diferentes abordagens, sempre levando em consideração o nível de escolaridade dos alunos.
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