quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Reflexões sobre escrita

Encontro em Gravatá-Seminário Avaliativo (21, 22 e 23/10/09)


DIFICULDADES DOS ALUNOS NA PRODUÇÃO ESCRITA

Na hora de iniciar uma produção escrita, todo estudante precisa saber o quê, para quê e para quem vai escever.Só então se define a forma do texto, que precisa ser entendido.
O que comumente encontramos enquanto realidade escolar no tocante as produções dos alunos e que os mantém “amarrados”, é a grande dificuldade em expressar através da escrita, seus pensamentos , desejos e emoções.


VEJAMOS ALGUMAS DIFICULDADES DETECTADAS
-Pouco hábito pela leitura;
-Vocabulário restrito;
-Pouco domínio da Língua;
-Ausência de interpretação e compreensão;
-Falta de planejamento daquilo que se quer escrever;
-Ausência de emoção / humor;
-Descrição com poucos detalhes;
-Ausência de focalização ( A perspectiva ou o ângulo de visão de quem conta a história/ deslizamento de ponto de vista);
-Ausência de modalização (voz de quem conta a história);
-Fragilidade no conhecimento dos gêneros.


SOLUÇÕES QUE DERAM CERTO
-Encadeamento de atividades, com o objetivo de redigir textos específicos;
-Reescrita(modalização/ focalização);
-Dinâmicas que levaram os alunos a participar de forma eficiente de atividades da vida social que envolvem ler e escrever(noticiar um fato, passos para fazer uma sobremesa...);
Toda e qualquer atividade que vá além das questões gramaticais ou notacionais(ortografia,por exemplo);
-Vivenciar a hora do conto;
-Estímulo à concentração;
-Atividades de transferência da oralidade para a escrita;
-Recorrência a outros autores;
-Plenárias sobre a qualidade dos textos lidos.


SOLUÇÕES PENSADAS A LONGO
PRAZO
-Interpretar e produzir textos para responder às demandas da vida social enquanto cidadão;
-Exercer sobre suas próprias produções e interpretações uma tarefa de monitoramento e controle constante;
-Compreender e produzir uma variedade de textos, tendo em conta os padrões que os organizam e seus contextos de produção e recepção;
-Utilizar-se de todos os conhecimentos possíveis:gramaticais, normativos e ortográficos em função da otimização e suas práticas sociais de linguagem;
-Revisar escritas (próprias e de outros), assumindo o ponto de vista do leitor com intenção de evitar repetições desnecessárias;
-Reescrever e ou produzir textos com planejamento, considerando a intencionalidade, o interlocutor, o portador e as características do gênero.

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