quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Oficina 2: TP1 -Unidade 4 ( 24/09/09 )


Após orientações gerais e individuais sobre os projetos e conversa sobre o Avançando na Prática, que vem sendo aplicado, resaltamos os pontos interessantes da experiência, bem como os que devem ser revistos para evitar possíveis transtornos, partimos para a segunda parte da oficina.
Foram feitos ,junto aos cursistas, questionamentos a respeito das dificuldades de leitura e produção escrita dos alunos, bem como o levantamento das possíveis soluçõesváveis par solucionar lacunas existentes.Neste momento estabeleceu-se o silêncio necessário para as reflexões individuais.
Em seguida dividimos a turma em grupos de três cursistas para que planejassem uma atividade de leitura e produção de texto, através de uma situação didática criteriosa, com objetivos claros e estrutura bem definida, para diferentes anos do Ensino Fundamental II.
O texto condutor para a realização do trabalho mencionado anteriormente foi: ''A Língua'' ( Fábula da tradição judaica-TP1 págs. 172 e 173 )onde a questão inicial era conseguir estabelecer uma relação coerente entre os assuntos abordados nas unidades e a fábula apresentada.
Sugestões de atividades variadas foram apresentadas.Entre elas ,questionamentos bastante sugestivos:reescrita do texto a partir de um outro ponto de vista;como e em quias situações você utiliza a sua língua?...
O tempo estabelecido para a realização desta oficina foi apropriado e as orientações dadas seguidas com sucesso.Os questionamentos levantados e as reflexões feitas serviram para uma avaliação da prática docente, dando um suporte estrutural as demais atividades que virão.

Sem comentários:

Enviar um comentário